domingo, 11 de setembro de 2011
terça-feira, 30 de agosto de 2011
3ª Mostra ABRARTE Nordeste.
O Setor de Arte da Federação Espírita Piauiense sob coordenação da ABRARTE (Associação Brasileira de Artistas Espíritas) realizará em Teresina, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a 3ª Mostra ABRARTE Nordeste.
O objetivo principal desse evento é integrar artistas, evangelizadores e grupos espíritas de arte da Região Nordeste do Brasil, promovendo a troca de experiências e a divulgação de seus trabalhos artísticos, bem como estimular o desenvolvimento de novos grupos e novas idéias que norteiem, à luz da Doutrina Espírita, as atividades artísticas comprometidas com a elevação das criaturas.
A Mostra será realizada na Federação Espírita Piauiense (FEPI) e no Palácio da Música. Na FEPI, ocorrerão as atividades de integração, oficinas, grupos de discussão e palestras. No Palácio da Música, serão realizadas nas noites de sexta-feira (28/10) e sábado (29/10) as apresentações públicas dos grupos espíritas locais e dos grupos visitantes de outros estados.
O objetivo principal desse evento é integrar artistas, evangelizadores e grupos espíritas de arte da Região Nordeste do Brasil, promovendo a troca de experiências e a divulgação de seus trabalhos artísticos, bem como estimular o desenvolvimento de novos grupos e novas idéias que norteiem, à luz da Doutrina Espírita, as atividades artísticas comprometidas com a elevação das criaturas.
A Mostra será realizada na Federação Espírita Piauiense (FEPI) e no Palácio da Música. Na FEPI, ocorrerão as atividades de integração, oficinas, grupos de discussão e palestras. No Palácio da Música, serão realizadas nas noites de sexta-feira (28/10) e sábado (29/10) as apresentações públicas dos grupos espíritas locais e dos grupos visitantes de outros estados.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
CURSO PARA EVANGELIZADOR DA INFANCIA E JUVENTUDE ESPIRITA PARA CASAS ESPIRITA DA ZONA SUL
O Departamento de Infancia e Juventude Espirita( DIJE) da FEPI,realizará Curso para formação e atualização de Evangelizadores da Infancia e Juventude Espirita para as Casas Espiritas da Zona Sul de Teresina.
Data: 18 de setembro 2011
Local: C. E. Casa do Caminho
Bairro Bela Vista
Horário: 8h30min às 12h:30min.
180 anos do Doutor Bezerra de Menezes
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Alterações no V Encontro Estadual do DIJE- PI
V ENCONTRO ESTADUAL DO DIJE
TEMA: EU – EVANGELIZADOR: Evangelizando com amor.
PROGRAMAÇÃO
22/07/211
19h
AUDITORIO DA FEPI
PALESTRA DE ABERTURA
TEMA: A EDUCAÇÃO DO ESPIRITO
SIMONE BRANDÃO
C. E. NOSSO LAR – TERESINA – PI
23/07/2011
8h30min AUDITORIO DA FEPI
RECEPÇÃO
9h
I MODULO:
EU- EVANGELIZADOR
CRISTINA MIRANDA
DIRETORA DO DIJE/FEPI
10h30min – 11h
INTERVALO
11h
II MODULO:
MESA REDONDA
TEMA: AS PROBLEMATICAS DA EVANGELIZAÇÃO ESPIRITA
LEILIANE RIBEIRO
RIBAMAR JR
SIMONE BRANDÃO
12h
ALMOÇO
14h – 14h30min AUDITORIO DA FEPI
APRESENTAÇÃO ARTISTICA COORD. DE ARTES DA FEPI
14h 30min
III MODULO:
SENSIBILIZANDO O EVANGELIZADOR
CRISTINA MIRANDA (FEPI)
16h – 16h15min
INTERVALO
16h20min – 17h 40min
IV MODULO:
OFICINA A HISTORIA INFANTIL NA COMUNICAÇÃO ESPIRITA
GEORGE LIMA (FEPI)
18h ENCERRAMENTO
quinta-feira, 23 de junho de 2011
quarta-feira, 8 de junho de 2011
SEMINÁRIO DA FAMILIA
19º Seminário da Família
10 a 12 de junho/2011
Palestrante convidado: Marco César Rocha (RN)
Dalva Silva Souza (ES)
PROGRAMAÇÃO
Dia 10/06 (sex)
De 19h às 20h – local: Auditório da FEPI
Abertura do Seminário
19h – Palestra: Os Conflitos na Família.
Como agir?
Dia 11/06 (sab)
9h às 11h – local: Centro de Educação Comunitária do Mocambinho
Bate – papo com os pais.
Tema: A Família e as Drogas.
15h às 17h – local: Auditório Mestre Dezinho – SALIPI
Painel: Tema: A Família e a Sociedade – Superando Desafios
Subtema 1 – O amor vence as drogas
Subtema 2 – Suicídio – Solução insolvável
Dia 12/06 (dom) – local: Auditório da FEPI
9h às 11h – Pinga – fogo com os jovens
Tema: Valorização da Vida: Aborto Não!
Drogas Não!18h às 19h20 – Painel: Tema: Transtornos Contemporâneos.
Subtema 1 – Toxicomania: danos físicos, morais e espirituais.
Subtema 2 – Violência, o desafio da paz.
19h30 – Encerramento do Seminário.
domingo, 5 de junho de 2011
A VISÃO ESPIRITA SOBRE AS FESTAS JUNINAS
As festas de junho
Maria Helena Marcon
Com o mês de junho, chegam as comemorações festivas que envolvem, normalmente, Escolas, Clubes e, chegam, à conta de novidade até as Casas Espíritas.
São as chamadas festas juninas, que iniciam no dia 13 de junho, dia de Antonio de Pádua, alcança o dia 24, festividade alusiva a João, o Batista e culmina a 29 do mesmo mês, com a festa a Pedro, o Apóstolo, em conformidade com o calendário católico.
Alerta-nos o espírito André Luiz, pela psicografia de Waldo Vieira, no opúsculo "Conduta Espírita" que ao espírita compete "dispensar sempre as fórmulas sociais criadas ou mantidas por convencionalismos ou tradições que estanquem o progresso" , recordando ainda que "O espírita não se prende a exterioridades."
Evocando, em rápido giro histórico, as origens das ditas festas, que têm no fogo o seu elemento mais representativo, vamos encontrá-las relacionadas às celebrações do solstício do verão na Europa e com os cultos devidos aos deuses da fecundação. Com ritos de fogo, comemorava-se a aproximação das colheitas, ao mesmo tempo em que se pedia aos deuses a proteção contra o demônio da peste, esterilidade e estiagem.
Todos os antigos povos da Terra celebravam, em meados de junho, os fogos em honra do Sol. Eram sempre dias festivos, quando os seres humanos cantavam hinos de louvor e faziam os seus pedidos. As pessoas jovens e crianças dançavam em volta das fogueiras, enquanto os mais velhos cantavam em coro canções de agradecimento.
Ainda não existiam os fogos de artifício, mas desde então as fogueiras já representavam uma obrigação e tradição nas comemorações das festas juninas. Costumeiramente altas, elas serviam como termômetro para que os adivinhos pudessem dizer do tempo que faria durante o outono, a época das colheitas. Conforme a direção que o vento soprasse a fumaça das enormes fogueiras, o tempo futuro seria propício ou não para a boa colheita.
A Igreja, em determinado momento, decidiu por associar tais festejos aos seus feriados em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro, passando a constarem do seu calendário.
No Brasil, as festividades juninas vieram juntamente com os portugueses e espanhóis católicos e sofreram influências também dos africanos, em especial dos moradores das Ilhas dos Açores, que incluíram muito de folclore nas comemorações religiosas de então.
Com as tradições européias, as festas juninas passaram a ganhar algumas características próprias depois que foram plantadas no território nacional. Coincidentemente, nesta época do ano, as pinhas maduras dos pinheiros brasileiros deixam cair ao chão o pinhão pronto para ser consumido. Isto foi aliado ainda à época da colheita da batata doce, do milho e outros artigos que são consumidos ao redor das fogueiras.
O traje caipira e o casamento, tão comuns em qualquer festa junina, têm sua explicação. O primeiro, na tradição brasileira, copiando-se do caboclo o modo de vestir, andar e falar. Acrescentou-se a figura das sinhazinhas, numa rememoração aos dias das autênticas, que povoaram a história nacional, no auge dos engenhos e das fazendas, em dias não muito distantes.
A tradição do casamento vem de outros continentes, pois o mês de junho representava para os povos que emigraram para o nosso país, a abundância em época de início de colheita. Os pais podiam promover grandes festas nos casamentos, unindo os dois moços e homenageando, por sua vinculação ao Catolicismo, Santo Antônio, São João e São Pedro, com fogueiras, danças e outras características das festas juninas.
Entendendo que a Doutrina Espírita é eminentemente educativa e o templo Espírita é "(...) Escola de Espiritismo e é Hospital de Espíritos(...)*", tais comemorações não devem adentrar-lhe a intimidade.
"(...)Se o estudante comum tem compromissos com a Sociedade e o mestre-escola tem responsabilidade com as gerações que passam pelo seu gabinete, também o estudante espírita tem compromissos com o Mestre Divino, e o pregador tem deveres e responsabilidade com a alma dos alunos.
Negligenciar tais deveres é desrespeitar o salário da fé e paz interior que recebe para o honroso cumprimento das tarefas."
"Por isso, honrar o templo espírita é preservar o Espiritismo contra os programas marginais, atraentes e aparentemente fraternistas, mas que nos desviam da rota legítima para as falsas veredas em que fulguram nomes pomposos e siglas variadas."
"Honremos, pois, o templo espírita, fazendo dele a nossa escola de aprendizagem e renovação, para que o Espiritismo se honre conosco, felicitando-nos a vida!"*
* Crestomatia da Imortalidade/Divaldo Pereira Franco/Mensagem de Djalma Montenegro de Farias/cap. 21.
(Jornal Mundo Espírita de Junho de 2001)
quarta-feira, 1 de junho de 2011
ENCONTRO ESTADUAL DE EVANGELIZADORES
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Quando Você é Jovem
Quando você ouve o canto dos passarinhos no céu e se alegra com a sua algazarra na madrugada, sem dizer que eles vêm lhe perturbar o sono;
quando você se delicia com o vento que sopra do mar, nas tardes quentes;
quando você tem tempo para ver as flores que dançam a dança das cores nas praças e nas estradas;
quando você tem a fé dos grandes conquistadores, dos profetas e dos inventores que enxergavam mais além, e marcaram o futuro pondo luzes na escuridão da ignorância humana, para nortear os que vieram e os que continuam a vir;
quando você consegue despertar pela manhã com a certeza de que o dia oferece sempre a melhor oportunidade, a resposta correta a todas as incertezas;
quando você tem a mente aberta, positiva, criativa, otimista. Aquela que procura sempre a verdade. Quando você tem consciência da sua inteligência e da sua genialidade;
quando você acredita que há um poder Divino que vela por sua vida; quando você crê que esta imensa força faz tudo acontecer;
quando você pensa grande e não tem medo do mal porque Deus é a sua defesa e proteção;
quando você acredita que este mundo tem conserto, que cada dia que passa o torna ainda melhor;
quando você sorri e fala e acredita que o paraíso está em você e ao seu redor;
quando você admira os heróis de cada dia. Quando você vibra de alegria com os que fazem o bem. Quando aplaude os grandes gestos dos ricos e dos modestos, pelo simples valor que eles têm;
quando você tem em mente seguir em frente com toda fé no presente e esperança no futuro;
quando você é capaz de sorrir para os mais velhos, de escutar os seus conselhos com paciência e mansidão; quando você cede o braço para que nele eles se amparem e diminui o passo, para que eles o possam acompanhar;
quando você vibra e canta nas cordas do coração. Quando você diz que nasceu para viver num mundo cheio de paz. Quando você não reclama porque acredita mesmo que a vida é você que a faz;
quando você tem vontade de abraçar a Humanidade, negros, brancos, amarelos. Crianças, velhos, doentes, num forte abraço de amor;
quando você canta a vida, porque a vê como uma grandiosa seresta; quando você se emociona no sentimento da prece cheia de fé;
quando tudo isso acontece, você é grande, é forte e existe em você o brilho da eterna mocidade.
Tenha você qualquer idade, você é um jovem!
* * *
Jovem é todo aquele que não se permite deixar de crescer a cada dia. A sua meta é aprender sempre mais.
Jovem é todo aquele que se alimenta da fé e não teme falar de Deus, das suas convicções, da alegria que lhe sobeja na alma.
Jovem é aquele que se esquece de contar os anos e se surpreende a cada vez que o bolo de aniversário apresenta mais uma velinha.
Redação do Momento Espírita, com base em texto de autoria desconhecida, encontrada em um cartão de aniversário, enviada pelo ouvinte Luiz Pedro Pizzato.
Em 22.12.2010
sábado, 21 de maio de 2011
SEJA DIFERENTE
Drogas e seus efeitos e características
As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física e psicológica. Seu uso sistemático traz sérias conseqüências físicas, psicológicas e sociais, podendo levar à morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios. É o que se chama overdose. Além das drogas tradicionais, os especialistas também incluem na lista o cigarro e o álcool.
Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha. Em 2001, cresce o uso de crack e drogas sintéticas, como o ecstasy. Os consumidores de cocaína são os que mais procuram tratamento para se livrar da dependência, o qual é feito por meio de psicoterapias que promovem a abstinência às drogas e do uso de antidepressivos em 60% dos casos. Atualmente, cerca de 5% dos brasileiros são dependentes químicos de alguma droga. O uso de drogas é crime previsto no Código Penal Brasileiro, e os infratores estão sujeitos a penas que variam de seis meses a dois anos.
Tipos de droga - As drogas são classificadas de acordo com a ação que exercem sobre o sistema nervoso central. Elas podem ser depressoras, estimulantes, perturbadoras ou, ainda, combinar mais de um efeito.
Depressoras - Substâncias que diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo o álcool, os tranqüilizantes, o ópio (extraído da planta Papoula somniferum) e seus derivados, como a morfina e a heroína.
Estimulantes - Aumentam a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais rápidos. Excitam especialmente as áreas sensorial e motora. Nesse grupo estão as anfetaminas, a cocaína (produzida das folhas da planta da coca, Erytroxylum coca) e seus derivados, como o crack.
Perturbadoras - São substâncias que fazem o cérebro funcionar de uma maneira diferente, muitas vezes com efeito alucinógeno. Não alteram a velocidade dos estímulos cerebrais, mas causam perturbações na mente do usuário. Incluem a maconha, o haxixe (produzidos da planta Cannabis sativa), os solventes orgânicos (como a cola de sapateiro) e o LSD (ácido lisérgico).
Drogas com efeito misto - Combinam dois ou mais efeitos. A droga mais conhecida desse grupo é o ecstasy, metileno dioxi-metanfetamina (MDMA), que produz uma sensação ao mesmo tempo estimulante e alucinógena.
Drogas e doenças infecciosas - O uso comum de seringas para a injeção de drogas é um dos principais meios de transmissão do HIV e do vírus da hepatite B e C. Muitos países vêm implantando programas de troca ou distribuição de seringas e agulhas para o controle de epidemias. No entanto, esses programas são objeto de crítica dos que acreditam que eles incentivam o uso de drogas.
Prevenção e tratamento - Os especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas é a prevenção. Informação, educação e diálogo são apontados como o melhor caminho para impedir que adolescentes se viciem. Para usuários que ainda não estão viciados, o tratamento recomendado são a psicoterapia e a participação em grupos de apoio. Para combater o vício, além das terapias são usados medicamentos que reduzem os sintomas da abstinência ou que bloqueiam os efeitos das drogas.
(texto extraido do site renascebrasil.com.br)
sábado, 14 de maio de 2011
quarta-feira, 11 de maio de 2011
O Evangelizando
O evangelizando é um ser espiritual, criado por Deus e que participa dos dois planos da vida: do físico e do espiritual.
Nesse processo de autoaperfeiçoamento, o educando se transforma e transforma a realidade que o circunda.
Como foco do processo educativo, deve ser visto de forma integral, ao mesmo tempo que integrado com seu grupo social e com a Natureza, da qual faz parte.
terça-feira, 10 de maio de 2011
EVANGELIZAÇÃO NA FEDERAÇÃO ESPIRITA DO PIAUI
CURIOSIDADES
• Os Espíritos podem perseguir as pessoas?
Sim. Trata-se de um processo chamado obsessão. A obsessão é o “domínio que alguns Espíritos logram a adquirir sobre certas pessoas. Nunca é praticada senão pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar”. (Kardec: O Livro dos Médiuns, cap. XXIII, item 237)
• O que fazer para anular a influência dos Espíritos maus?
a) pensar, falar e agir no bem. “As imperfeições morais do obsidiado constituem, freqüentemente, um obstáculo à sua libertação”. (O Livro dos Médiuns, cap. XXIII, item 252);
b) ter conhecimento espírita, aprendendo neutralizar as influências do Espíritos inferiores. “Conhecer é patrocinar a libertação de nós mesmos, colocando-nos a caminho de novos horizontes na vida”.(Emmanuel: Pensamento e Vida, cap. 4)
• A vida da pessoa melhora se ela participa de um grupo mediúnico?A melhoria espiritual somente acontece se a pessoa estiver disposta:
a) saber, por que está aqui, de onde veio e qual a sua destinação, para agir com acerto;
b) combater suas imperfeições morais, para se transformar em pessoa de bem. Independe, pois, da participação num grupo mediúnico.
• Como saber notícias de familiares mortos?
Usualmente, os parentes desencarnados nos procuram durante o sono. O sonho dos concede a liberdade de entrar em contato com as pessoas que nos são caras e, também, com os nossos desafetos. (Kardec: O Livro dos Espíritos, questões 401 e 402). As pessoas portadoras de mediunidade ostensiva percebem Espíritos no estado de vigília e confabulam com eles.
• Como acabar com o medo da morte?Sabendo mais a respeito do assunto. O Espiritismo “pode dizer-nos como se opera a transição [desencarnação], quer pelas noções mais positivas da natureza da alma, quer pela descrição dos que deixaram este mundo. O conhecimento do laço fluídico que une a alma ao corpo é a chave deste e de muito outros fenômenos”.(Kardec: O Céu e o Inferno,
Departamento de Infancia e Juventude Espirita do Piaui
o DIJE tem como objetivo: oferecer recursos didáticos, cursos de formação e atualização para evangelizadores da infância e juventude espirita no estado do Piauí, assim como promover encontros para jovens e evangelizadores espíritas.
Compartilhar conhecimentos com as demais federativas do nosso Brasil , acolher e assistir todos os que procurarem o nosso trabalho.
Assinar:
Postagens (Atom)